O
treino mental é uma técnica utilizada por muitos atletas para melhorar a sua performance desportiva. O treino mental envolve o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais que são necessárias para lidar com os desafios físicos e mentais de um desporto. Enquanto o treino físico é direcionado para o condicionamento físico e técnico, o treino mental centra-se em habilidades como a concentração, confiança, motivação, resiliência, entre outras.
O treino mental é um processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, trazendo ganhos no aumento da performance e visando que o atleta encontre as suas próprias soluções e respostas, construindo desta forma o seu próprio caminho para atingir os seus objetivos e resultados. O treinador mental assume um papel de suporte e orientação ao longo de todo o processo.
É importante salientar que o treino mental e coaching se complementam, mas que deverão ser consideradas formas diferentes de trabalhar. No coaching assistimos à utilização de várias técnicas e abordagens para ajudar o atleta a melhorar a sua performance, no treino mental, tem-se uma ação mais incisiva, colaborando no desenvolvimento de habilidades mentais. O trabalho destes temas, deverá estar alinhado com o que é feito por toda a equipa que acompanha o atleta, como são exemplo: os preparadores físicos, treinadores, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, entre outras áreas que possam estar presentes na vida do atleta.
Existem várias técnicas de treino mental que podem ser usadas para melhorar a performance do atleta, onde se podem incluir:
- Visualização : processo que envolve a imaginação, explorando os sentidos (olfacto, visão, audição, tacto) e também sensações de movimento, ou seja, sentir os movimentos que o nosso corpo faria ao executar determinados movimentos, mesmo que parado durante o processo de visualização. Com esta técnica procura-se aumentar a segurança, proporcionar alguma satisfação ao atleta, por estar a visualizar-se a realizar o que mais gosta, reduzindo desta forma sensações de nervosismo, medo e ansiedade.
- Exercícios de Respiração : Técnicas de respiração que ajudam o atleta a focar-se no presente, no que realmente importa na hora da competição. Ajudando também no relaxamento que este deve realizar.
- Técnicas de Relaxamento: Realizar técnicas como Progressive Muscle Relaxation.
- Feedback: Ferramenta que leve a análise do que foi bem feito e/ou funcionou, o que pode ser melhorado ou necessite de ser desenvolvido, sem julgamentos.
- Exercícios de Desenvolver Hábitos de Alta Performance: Criar e estabelecer hábitos que ajudem a manter o foco e a motivação diária.
Qualquer atleta, seja ele profissional ou lazer, pode e deve considerar inserir o treino mental na sua rotina, o treino mental explora constantemente formas de se evoluir e conseguir melhorar diariamente, sendo transversal à vida desportiva e pessoal.
Caso deseje, poderá aprender algumas das técnicas utilizadas em treino mental (visualização e respiração) para começar a iniciar a sua preparação mental.
Esperamos que com este artigo consiga dar os seus primeiros passos sobre o treino mental e alcançar ganhos num futuro próximo.
Um Abraço,
AltaMente